top of page

XVII CONGRESSO INTERNACIONAL

JORNADAS DE EDUCAÇÃO HISTORICA

Teoria, Pesquisa e Prática. 

I ENCONTRO DA AIPEDH
ASSOCIAÇÃO IBERO-AMERICANA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO HISTÓRICA
UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana
02, 03 e 04
de agosto de 2017.
 
FOZ DO IGUAÇU - PR - BRASIL
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Instagram Basic Black
      As Jornadas de Educação Histórica são congressos anuais, de abrangência internacional, que reúnem professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação na convergência entre as áreas de Educação e História, para divulgar a produção científica no campo da Educação Histórica e fortalecer a cooperação internacional entre instituições de ensino e programas de pós-graduação. Nesta edição, será realizado também o I Encontro da AIPEDH - Associação Ibero-Americana de Pesquisadores em Educação Histórica. 
       A finalidade do evento é converter-se em espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que se estabelecem no permanente diálogo e reforçam o compromisso com o ensino e a aprendizagem histórica. O encontro reunirá investigadores oriundos de países europeus e latino-americanos,  que desenvolvem pesquisas em Educação Histórica, bem como em campos correlatos, como o Ensino de História, a Teoria da História e a Didática da História.

CONTATO

ENVIE  DÚVIDAS OU SUGESTÕES PELO E-MAIL: JORNADASEH2017@GMAIL.COM

SPONSERS
SPEAKERS
MAILING LIST
   AS JORNADAS DE  EDUCAÇÃO HISTÓRICA

          Na década de 1970 estudiosos ingleses questionaram as formas hegemônicas de abordagem da aprendizagem histórica. Os estudos desenvolvidos por esses investigadores, conhecidos como History Education, se difundiram posteriormente por países como EUA, Canadá, Espanha e Portugal. Sua característica central é problematizar as concepções de aprendizagem histórica fundamentadas conceitualmente nas teorias psicológicas, e encontrar interfaces para desenvolver investigações fundamentadas nas discussões epistemológicas sobre o conhecimento histórico .

           As publicações desses trabalhos  chegaram ao Brasil e à América Latina nas décadas de 1990-2000, e têm contribuído de forma muito intensa para alargar as reflexões sobre o ensino de História.  Esse alargamento se caracteriza pela inovação teórica, que permite questionar o ensino como um processo consolidado de transmissão de conteúdos históricos, e a aprendizagem como processo individual de assimilação de informações históricas. E, do ponto de vista metodológico, têm permitido estruturar investigações que utilizam variadas abordagens, apresentando problemáticas e instrumentos diversificados de pesquisa, e trazendo contribuições relevantes para se pensar a importância da história na sociedade, bem como do ensino de história na construção das identidades e do pensamento histórico dos sujeitos.

          No Brasil as pesquisas em Educação Histórica são influenciadas também pelos conceitos e métodos propostos por estudiosos alemães da Didática da História, o que proporciona a diversificação e aprofundamento dos estudos nesse domínio científico. Nesse sentido, a denominação tradicional Ensino de História já não pode ser pensada como categoria isolada. Uma vez que os estudos sobre conceitos, conteúdos e métodos do ensino de história, em ambientes escolares, também envolve o debate sobre os impactos sociais do conhecimento histórico mobilizado na aprendizagem e contempla as discussões que objetivam alargar as reflexões e repensar o ensino em uma relação dialógica entre os sujeitos que mobilizam o conhecimento histórico nas interações sociais.

         Conceitos como Literacia Histórica, Consciência Histórica, Cultura Histórica, Cognição Histórica Situada, entre outros, fazem parte do rol de contribuições já consolidadas desse domínio cientifico. No Brasil, as pesquisas nessa área são desenvolvidas por diversos grupos e estão inseridas em diversos programas de pós-graduação em História e Educação, em importantes universidades como UFPR, UEL, UFG e UFMT, com dezenas de teses e dissertações já defendidas. Além do grande volume de livros já publicados na área, desde as traduções de importantes trabalhos desenvolvidos em outros países, até pesquisas originais desenvolvidas no Brasil. 

        Ao longo de sua história, as jornadas de Educação Histórica foram sediadas por importantes universidades, como as universidades do Minho e do Porto, em Portugal, a Universidade de Barcelona, na Espanha, e no Brasil, as universidades federais do Paraná, de Goiás, do Ceará e do Mato Grosso, além da estadual de Londrina. No ano de 2017, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana, em Foz do Iguaçu-PR, sediará o evento.

       A UNILA é uma universidade jovem, mas com um projeto ousado, que se destaca pela grande presença de estudantes e professores de diversos países, bem como por privilegiar discussões  e estudos em torno das questões latino-americanas.      

Ao sediar as Jornadas de Educação Histórica, esperamos proporcionar um espaço profícuo de debate e intercâmbio acadêmico, difundindo os conhecimentos na área, que favorecerão o desenvolvimento da instituição e, ao mesmo tempo, contribuirão para divulgar o projeto UNILA em âmbito internacional, visando fortalecer a proposta inovadora de uma universidade brasileira com vocação latino-americana. 

A Comissão Organizadora

bottom of page